GRUPO GANGORRA: Como Revisar um Marido Oscar - programa




GRUPO GANGORRA

Vinculado ao Departamento de Assuntos Culturais da PREXAE – UFMA, iniciou os seus trabalhos, em 1976, sob a orientação de Tácito Borralho, montando o espetáculo “O Canto do Piaga”, poema de Gonçalves Dias. Com a saída de Tácito assume Fernando Moreira que dirige uma serie de leituras dramáticas de autores nacionais e internacionais, entre eles Bodas de Sangue de Garcia Lorca. 
A partir de 1977 tem Aldo Leite como seu diretor cênico. Participando da Federação de Teatro do Estado do Maranhão,  desenvolveu, juntamente com os demais grupos filiados, uma intensa programação teatral nos bairros de nossa capital e cidades do interior, participando, ainda, anualmente, do Festival de Arte de São Cristóvão – Sergipe. Integravam o Grupo não só universitários como também pessoas da comunidade.


Com a ida de Aldo Leite, em 1982,  para São Paulo cursar Mestrado o grupo fica a cargo de seus integrantes convidando para coordená-los e dirigir as montagens teatrais os atores Afonso Arantes (ex-integrante do grupo), Lúcia Nascimento, José Inácio e Nerine Lobão e em 1990 o grupo é desativado.
Apresentou os seguintes espetáculos:
1976 - “O Canto do Piaga” de Gonçalves Dias;
1977 - “Em Moeda Corrente do País” de Abílio Pereira de Almeida; 
            " Três Atos para o Povo" de Marconi Caldas
1978 -  “Pedreira das Almas” de Jorge de Andrade;
1979 - “Aluga-se uma Barriga” de Jurandir Pereira;
            “ABC da Cultura Maranhense” de Aldo Leite;
1980 - “O Gato Errado” de Fernando Strático;
1981 - “A Maravilhosa Estória do Sapo Taró-Bequê” de Márcio de Souza;
1982 - “Zé Capim” de Ricardo Filgueiras;
1984 - “Estripulias na Ribalta” de Raimundo Mattos;
            “Os Mistérios do Sexo” de Coelho Neto;
1985  - “Como Revisar um Marido Oscar” de Oraci Gemba;
1987 - “Cenas do Casamentos” de Vários Autores;
1990 - "Um Raio de Luar" de Aldo Leite.

O grupo participou, também, dos espetáculos  “Os Saltimbancos” de Chico Buarque de Holanda, “Os Perseguidos”, de João Mohama e “Aves de Arribação” de Aldo Leite montados pelo Grupo Mutirão e, de Maria Arcângela” de Erasmos Dias pela FETEMA.

Além da montagem de espetáculos, o grupo desenvolvia cursos e laboratórios de artes cênicas abertos aos demais grupos da cidade; realização de concursos de textos teatrais, com a publicação dos premiados; assim como a descoberta de novos talentos. 






















Comentários

Postagens mais visitadas