Tapete Criações Cênicas: a escrita de Deus


O trabalho foi desenvolvido utilizando-se da pesquisa realizada pelo ator Urias de Oliveira acerca do teatro gestual, através de uma metodologia organizada à luz do Butoh e de pesquisadores como Rudolph Laban, Eugenio Barba e outras referências na criação do signo corporal para a cena teatral.

Atualmente produzido pela Cia. Tapete, Criações Cênicas, “A Escrita do Deus” foi apresentado em 1998, pela primeira vez, pela Santa Ignorância Cia de Arte, no teatro Arthur Azevedo. Com boa repercussão junto ao público de São Luis, ganhou prêmios em festivais de teatro pelo Brasil a fora. Recebeu prêmios no VIII Concurso de Monólogos Ana Maria Rego, realizado em Teresina-PI, em junho de 1999 (melhor Espetáculo Júri Polpular, melhor Ator e melhor Maquiagem); no Festival Nacional de Monólogos Wolf Maia”, em Goiânia-GO, em outubro de 1999 (melhor Ator, melhor Maquiagem, melhor Texto, melhor Direção e melhor Monólogo) e em Camaçari-BA como melhor espetáculo em 2005.

Participou também do X Festival de Vitória-ES, 2000; do IX Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga-CE, em setembro de 2002; do Festival de teatro em Guarabira-PB, 2002; do Festival Maranhense de Teatro em Imperatriz-MA (2003). Apresentando também em Franca-SP e no interior do Estado do Maranhão.

“A Escrita do Deus” continua seu caminho, sofrendo transformações na medida em que Urias de Oliveira reconhece a escrita do seu Deus, e muda cenário e música. O tempo agora é maior, e a história é contada por um ator mais maduro, que se aproxima cada vez mais de Tznacan, sem perder a visão do limite entre ator e personagem.

“A Escrita do Deus” é um monólogo que há 10 anos resiste na indústria cultural, através de suas temporadas em São Luis , em outros municípios do Estado do Maranhão e festivais nacionais, possibilitando o intercâmbio da Cia. Tapete com outros grupos e suas produções artísticas.

Prêmio: A Escrita de Deus foi premiado em vários festivais nacionais de teatro no Brasil.

1999 – Melhor Espetáculo Júri Popular; Melhor Ator e Melhor Maquiagem Júri Técnico no VIII Concurso de Monólogos Ana Maria Rego, em Teresina/PI.

1999 – Melhor Ator, Melhor Maquiagem, Melhor Texto, Melhor Direção e Melhor Monólogo no Festival Nacional de Monólogos Wolf Maia, em Goiânia/GO.

2005 – Melhor Espetáculo em Camaçari/Ba.

Comentários

  1. Assisti esse espetáculo em 1999 no festival de monólogos que aconteceu em Goiânia no teatro Martin Cererê e foi impactante, me recordo até os dias de hoje

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas