Minhas primeiras experiências teatrais

As primeiras cenas de teatro que assisti foi de Pastor no povoado onde nasceram meus bisavós, avós e meus pais, Santanhinha, na época pertencia ao município de Guimarães, atualmente ao município de Cedral. Até meus treze anos passava todos os finais de ano nessa localidade e todo os anos, eram montados pastor ou em Santanhinha ou nos povoados vizinhos.

Em São Luís nesse período da minha ínfância e pré-adolescencia assisti comédias realizadas em salas de residências de vizinhos e em circos. Mas nunca havia me despertado para um dia vir a ser ator.

Lembro-me que a primeira vez que vi um espetáculo que me chamou a atenção, devia ter uns sete anos de idade, foi num quarto de um prédio de cortico na rua de Nazaré equina com a rua da Estrela (o prédio acima). Tinhamos ido visitar um parente de minha avô, eu e minha irmã. Ao chegarmos lá uma pessoa veio anunciar que haveria uma apresentação teatral num dos quartos, mais precisamente um circo.
Lembro-me ainda hoje, a cena foi montada encima de uma cama, com os lençõis servindo como rotundas e pano de boca do palco. As crianças sentadas no chão e os atores por traz do pano, que quando abriu surgiu os palhaços devidamente caracterizados, com figurino e tudo.
Isso fascinou a nós todos, inclusive a mim e minha irmã que resolvemos fazer o mesmo na nossa casa, a partir daí o teatro entrou em nossa vida. 

Nunca soubemos o nome das pessoas que fizeram essa mágica em nossas vidas.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas