Claudiana Cotrim: biografia

Conheci Claudiana na década de 1990, quando da formação do Grupo Teatral Papel de Seda, fundado por José Guilon. Claudiana, na época era aluna do Curso de Letras do CEUMA, onde chamava a atenção dos colegas de turma pela criatividade das performances apresentadas nos trabalhos do curso. Do grupo Papel de Seda, de vida efêmera, Claudiana parte para vôos maiores, indo brilhar e aprimorar-se nas produções dos grupos Ensaio Aberto, Laborarte, TEMA, até se enganjar no grupo que vem a fundar a Tapete Criações Cênicas no ano de 2001.

Claudiana Cotrim tem uma facilidade extraordinária para decorar e captar o fio da meada do personagem que lhe é oferecido para criação, além de perfil físico que se adapta ao psiquê do rolé do personagem, tanto que o mestre Reynaldo Faray, em 1997, ao adaptar o romance “O Largo do Desterro” de Josué Montelo para o teatro, convida Claudiana para ser a estrela maior da peça interpretando Calú Malafaia. Reynaldo, na ocasião, Cria um magnífico vestido inspirado na tradição hispânica, em tules e rendas vermelhas, cujo metros e metros de tecidos preenchem todo o espaço cênico quando a diva entra, tornando-se uma cena antológica nunca mais vista em palcos maranhense. No mesmo período é convidada pela produção do espetáculo carioca “Os Últimos Dias de Ninjinsky”, em apresentação, na capital do estado, para substituir Susana Faini que não pode está presente, contracenando com Marcelo Misailidis e Suzana Trindade na coreografia de Fábio Mello.

Acompanho a carreira de Claudiana deste então, e sinto-me realizado em vê-la atuando pelos palcos do mundo e seu trabalho sendo premiado.


São João Batista (MA), 16.12. 1962São João Batista – 16.12.1962

Vive e trabalha no Rio de Janeiro

Atriz formada pelo Centro de Artes Cênicas do Maranhão, Professora de Letras - UFMA, Psicopedagoga, Produtora, Pesquisadora e Diretora Teatral. Sócia-fundadora da Tapete Criações Cênicas (2001) e Coordenadora do espaço Atmosfera na Fundação Progresso, na Lapa no Rio de Janeiro. Desenvolve a pesquisa “A Autonomia do Ator”.

Como atriz e professora cria, produz e participa de performances, cinema, ensaios fotográficos, telenovelas, espetáculos teatrais, contação de histórias, oficinas de teatro, preparação de atores.

Repertório:
TEATRO: 
1996 – Natal na Praça de Henri Ghéon – Ensaio Geral. Direção de Ubiratan Teixeira

1997 – Largo do Desterro de Josué Montello – Tema. Direção de Reynaldo Faray

             Os Últimos dias de Ninjinsky coreografia de Fábio Mello

1997 – O Pleito de Aldo Leite - Tema. Direção de Reynaldo Faray

1997 – Morte e Vida Severina de João Cabral de Melo Neto – Cacem Direção de Gilberto Goiabeira.

1998 – Navio Negreiro de Castro Alves – Laborarte Direção de João Ewerton

2001 – Gala Teia Club de Luiz Passine. Direção de Urias de Oliveira

2001 –Os Sonhos de Tom e Theo de Arnaldo Miranda . Direção de Direção de Urias de Oliveira

2005/ 11– Médeia In Mortal. Direção de Urias de Oliveira

2011 – MEDEA – da meia noite ao amanhecer

CINEMA:
2001 – Rosas de Ione Coelho/MA. (curta-metragem)

2009 – O Próximo Rosto de Stephane Dose/FA. (curta-metragem)

2010 – Medeias precisam de auxilio de Gleyser Azevedo/MA. (curta-metragem)

2010 – De Corpo Inteiro de Nicole Agrandi/RJ. (longa-metragem)

TELENOVELAS:
2008/09 – Chamas da Vida (Darlene Frota) – Record

2009 – Louca Família (Senhorita Espanhol)

2010 – Ti ti ti - Globo

FESTIVAIS:
- Festival de Guaramiranga/CE.

- Festival do Crato/CE.

- Festival de Teatro do BNB – Fortaleza/CE.

PRÊMIOS:

2011 – Melhor Atriz no 18º Festival Nacional de Monólogos Ana Maria Rêgo por Médeia - Teresina/PI. 

Fonte:


Imagens: Divulgação
Claudiana Cotrim




Comentários

  1. Boa noite,

    solicito estudo de possibilidade de adesão, pruduzindo, participando, ajudando a divulgar, qualquer ação é de grande importância.


    “Semana do Catullo” de 04 à 11 de outubro de 2012.


    Evento Nacional com Ações Culturais Obra de Catullo da Paixão Cearense.

    A Obra de Catullo abrange Música, Literatura, Teatro e Cinema possibilitando inclusive Espetáculos de Artes Integradas.
    Para receber material Biográfico e Literário de Catullo da Paixão Cearense, bem como textos que podem servir de base a produção de espetáculos, saraus, recitais, peças teatrais, musicais..., envie email de confirmação ao evento para:
    semanadocatullo@gmail.com




    Justificativa e Relevância Cultural


    Catullo da Paixão Cearense, foi o civilizador do Violão, instrumento altamente rejeitado, nos lares mais modestos, Catullo, o introduziu nos salões nobres, mudando definitivamente a história da Musica Popular Brasileira.

    Autor do Primeiro Chôro a ser Gravado ( Flôr Amorosa), Precursor do Modernismo, criador de um estilo literário genuinamente brasileiro.

    Foi considerado um cantor único e completo, recebeu críticas extremamente favoráveis, tanto no que diz respeito ao seu timbre , quanto a dicção, bem como interpretação e repertório.

    Como organizador e poeta reuniu coleções de Lundus, modinhas e cançonetas ( incluindo diversos poemas de sua autoria), que além de raríssimo registro histórico, foram a delícia de gerações.

    Poeta de um estro único e de uma capacidade filosófica rara, atingiu com a mesma intensidade o mais modesto cidadão e a elite intelectual; seus livros foram um sucesso após outro e Catullo crescia em popularidade .

    Escreveu ,ao todo, 26 Obras; Cantou o Sertão, o Amor à Mulher, a Natureza.

    Como Professor, desenvolveu um método de alfabetização, com o qual teve êxito em sua empresa, de alfabetizar adultos e jovens; atirava aos alunos letras coloridas e recortadas em papel cartão, o que tornava a aula lúdica e atrativa.

    Compôs centenas de letras, dentre elas: Luar do Sertão, Ontem ao Luar, Cabôca D’icaxangá, Flor de Maracujá, Vai Oh meu Amor ao campo Santo! ...

    Traduziu clássicos da literatura francesa, espanhola com uma fidelidade que impressionava os próprios autores como por exemplo: Salvador Rueda.

    Catullo o maior Poeta do Brasil, e o mais Brasileiro dos Poetas, recebeu todas as glórias em vida; a Obra de Catullo ficou durante muitos anos fora do mercado editorial, fato que privou as gerações mais recentes de conhecê-la.

    Devido a relevância Cultural da Obra de Catullo da Paixão Cearense, O Resgate que será o resultado desta Adesão será, sem dúvida, um grande feito pela preservação e valorização da cultura nacional e de uma obra riquíssima em imagens, filosofia e beleza.

    semanadocatullo@gmail.com

    (21) 3164-6474

    ResponderExcluir
  2. Roberto somente hoje puder ler seu comentário. Irei publicar o evento em averequete.blogspot.com e no fecebook.averequete.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas