Grupo Grumate: histórico

O Grupo Maranhense de Teatro - GRUMATE, foi fundado em 1979, por Bill de Jesus com o objetivo de desenvolver e difundir a arte e a cultura maranhense, atráves da música e do teatro.

O grupo desenvolveu uma extensa produção com apresentações em festivais e mostras de teatro   realizadas em São Luís, cidades do interior do Maranhão e de outros estados da federação. Seu primeiro espetáculo foi O Professor Pardal e o Cachimbo da Paz, tendo no elenco José Inácio de Moraes Rêgo, Lio Ribeiro e Uimar Junior.


Produziu os seguintes trabalhos:
1979 - O Professor Pardal e o Cachimbo da Paz
1980 - Fundo Vivo (sobre a Paixão de Cristo, representando todo ano) de Criação Coletiva.
1980 - Andar... Sem parar... de Transformar de Maria Luiza Lacerda 
1982 - Como a Lua de Valdimir Capella
1986 - O Palhaço Imaginador de Paschoal Lourenço

Participaram do grupo os seguintes atores, bailarinos e músicos: Uimar Junior, Mundinha Freitas, Lio Ribeiro, Valda Leite, Lucas Coqueiro, Alice Cunha, Guilherme Teles, Joacy Breler, Zeca Baleiro, Rosa Ewertom, entre outros.

Abaixo a sinopse da peça Andar... Sem parar... de Transformar.

A PEÇA

Andar... Sem parar... de Transformar é mais um trabalho do GRUMATE onde ela mostra através da mesma as transformações dos objetos que usamos no dia a dia.
Ela se desenvolve naturalmente quando seis mãos se encontram e resolvem brincar, e a brincadeira é de “teatro” tendo assim a participação da platéia na leitura dos personagens que são: borboleta, bicho folha, 2 flores e 2 formigas.
Andar...Sem parar... de Transformar... escrita por Maria Luiza Lacerda foi premiada em 1976 como melhor espetáculo infantil do SNT.

Andar...Sem parar... de Transformar
Autor: Maria Luiza Lacerda
Ano: 1980
Direção: Bill de Jesus
Elenco: Mundinha Freitas, Uimar Jr., Valda Leite, Joacy Barros, Alice Cunha, Joerberth Caíres, Guilherme Teles
Figurino e Adereços: O Grupo
Música: Valda Leite
Iluminação: Joacy Barros
Contra-Regra: Maria Fátima

Imagem: Bill de Jesus se preparando para interpretar o personagem fiti-croaçanga da peça Aves de Arribação de Aldo Leite,1981.




Comentários

Postagens mais visitadas